Portal Criativa - Seja bem-vindo !
  Domingo, 22 de Outubro de 2017                                                                                                                                                           Dúvidas  |  Mapa do Site   

Perguntas e respostas frequentes sobre o Portal Criativa _____

Leia o questionário abaixo e quem sabe a resposta para a sua dúvida pode estar aqui, mas se ainda precisar de mais esclarecimentos mande um e-mail para nós pela sessão Contato.

O que é o Portal Criativa?
Vale a pena usar Software livre?
Software livre dá dinheiro?
Como o Portal Criativa se mantém?
Vocês vendem softwares gratuítos, isso não é errado?
Vocês só usam softwares livres?
Quem é responsável pelo Portal Criativa?
É verdade que o Portal Criativa foi responsável pela primeira Lan House em Linux do país?
Como posso ter a minha Lan House movida a Linux?

 


O que é o Portal Criativa ?

O Portal Criativa é constituido por uma equipe de programadores autônomos que em parceria com outras empresas oferece uma série de serviços na área de desenvolvimento de softwares, soluções e suporte para Linux.

 


Vale a pena usar Software Livre ?

Usar software livre significa uma economia exorbitante para a empresa sem ter ligação direta com falta de qualidade dos softwares, muito pelo contrário, sendo que boa parte dos softwares livres mostram excelente qualidade e constantes atualizações da comunidade. Outra principal vantagem do software livre é oferecer ao usuário a liberdade em poder modificar, melhorar e redistribuir o código fonte e binários do que foi criado.

Os softwares livres podem ser desde sistemas operacionais bem como aplicativos profissionais com grande poder de concorrência com programas comerciais de peso no mercado. Casos de sucesso não faltam, como o editor de imagens Gimp, a suíte OpenOffice (no Brasil chamado de BrOffice) e o navegador de internet, Firefox.

 

Software livre dá dinheiro ?

Nada impede que se cobre pelo próprio fornecimento de software livre ou pela cópia das mídias, distribuição, suporte, cursos, tutoriais, personalizações ou manuais, assim deixa-se claro que existe maneiras de ganhar dinheiro com software livre ao contrário do que muita gente pensa. Não confunda "software livre" com "software gratuito", qualquer desenvolvedor pode cobrar para alterar ou mesmo oferecer softwares livres, desde que sejam cumpridas as regras dentro da licença livre do software em si. Veja maiores detalhes nas outras respostas abaixo.

 

Como o Portal Criativa se mantém ?

A nossa renda é alcançada através da personalização de programas e sistemas, desenvolvimento de softwares e sites, scripts de automatização, suporte para Linux em Lan Houses e Cyber Cafés, propagandas em sites e por último aulas e palestras pelo país, mas com menor frequência. 

Fica claro que o Portal Criativa não vende softwares, o nosso retorno financeiro em relação aos softwares que desenvolvemos é provido através de serviços agregados a planos de assinatura que incluem a utilização de softwares vinculados a nossa marca. É de responsabilidade nossa e de nossos parceiros proteger o nome "Portal Criativa" a fim de garantir o objetivo em oferecer a qualidade relacionada a esta marca.

É válido ressaltar que qualquer cobrança não é efetuada pelo Portal Criativa em si, e sim por nossos parceiros relacionados, que são empresas constituidas para os mais diversos fins (vendas, prestação de serviços, distribuição de produtos, grupo de advogados etc). O Portal Criativa então recebe valores somente através destes parceiros, e não diretamente dos clientes.

 


Vocês vendem softwares gratuítos, isso não é pirataria ?

Não, isto é um equívoco comum de se pensar, não confunda software livre com software gratuito. Não é errado vender softwares livres de forma alguma, independente do caso.

Porém, como mencionado na questão anterior, nós não vendemos softwares. Nós cobramos na verdade os serviços agregados a planos de assinatura, que podem estar relacionados a autenticação de alguns softwares a fim de proteger a marca "Portal Criativa". 

Fica portanto afirmado que não vendemos softwares livres ou proprietários, e quanto a qualquer software ou modificação que provemos, qualquer cobrança é voltada ao uso da marca Portal Criativa e serviços agregados, sejam nossos ou de terceiros, e não aos softwares em si. 

Usamos os valores recebidos através das vendas providas por terceiros, suporte, consultoria, serviços extras e planos de assinatura para sustentar nossas vidas particulares e estrutura comercial, e ao mesmo tempo manter versões gratuitas de algumas soluções que provemos.

Mas se algo ainda ficou confuso pra você, acho que este link original do projeto GNU pode esclarecer melhor os fatos, onde deixa claro que não é errado cobrar por software livre, mesmo que este fosse o nosso caso.

 

Vocês usam softwares livres ?

Na maioria das vezes sim, temos a filosofia de procurar trabalhar com softwares livres e desenvolver tecnologias baseadas neles.

Atualmente o gerenciador LanBr utiliza o padrão proprietário de software por conter porções de códigos de proteção à marca Portal Criativa, de acordo com contrato assinado através de nosso principal investidor.

 

Quem é o responsável pelo Portal Criativa ?

O Portal Criativa é composto principalmente por profissionais autônomos reunidos, e em segundo lugar por empresas de diversos segmentos que se empenham em partes específicas para prover o melhor atendimento e serviços relacionados a nossa marca, onde todos são vinculadas através de contratos regidos por limites, garantias e responsabilidades legais.

 


É verdade que o Portal Criativa foi responsável pela
primeira Lan House em Linux do país ?

Sim, em outubro de 2003 foi fundada a Lan House Criativa no município de Santa Cruz do Rio Pardo, interior do estado de São Paulo. Eram 14 micros que se expandiram para 24, todos usavam o Linux desde o início, com diversos jogos e acesso a internet. A Lan House Criativa está em funcionamento até hoje e se encontra em perfeitas condições de trabalho.

 

Como posso ter minha Lan House movida a Linux ?

Se desejar contar com a consultoria do Portal Criativa basta entrar em contato conosco clicando aqui.

 

 

Veja também _____________________________

Implementação de Lan Houses em Linux: mitos e verdades
Lan House dá dinheiro ?


Contato  |  Dúvidas  |  Mapa do Site  |   LanBr

Portal Criativa ® 2003-2017 - Todos os direitos reservados
Na caixa dizia "Requer sistema Windows ou superior", então instalei o Linux.

Website desenvolvido por Adriano Santos
Conteúdo melhor visualizado acima de 1024x768 pixels e 32bits de cores