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  Sábado, 27 de Maio de 2017                                                                                                                                                           Dúvidas  |  Mapa do Site   

Manual do usuário - LanBr _______________________________________

 

 

O LanBr é um software gerenciador de Lan Houses e Cyber Cafés em Linux, com um foco voltado para a praticidade e imediata legalização de seu estabelecimento, sendo capaz de efetuar cadastros completos do cliente e relatórios de uso.

Esta é a tela principal do servidor LanBr, onde você encontra diretamente todas as informações necessárias para coordenar o estabelecimento, ao qual é possível ver o status de até 48 estações simultaneamente, os detalhes do uso de uma estação selecionada, saber qual usuário do LanBr está logado, ver a data, horário e versão do programa.


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Estes são os botões sempre visíveis que dão acesso aos principais recursos do LanBr:

 

Note que os botões são intuitivos para cada tipo de aplicação, assim com o tempo o usuário se acostuma a acessar o menu diretamente de forma mais rápida. Segue abaixo o nome de cada botão:

1 - Controle das Estações
2 - Clientes
3 - Estoque
4 - Relatórios
5 - Preços
6 - Sistema
7 - Caixa
8 - Ajuda do LanBr

Vamos a seguir explicar a finalidade destes botões.

 

Controle das Estações _____________________________________________

Através deste botão você poderá configurar diversas opções referentes ao controle das estações:
  • Configurar IPs manualmente: Cadastra os IPs das estações manualmente (útil em caso de problemas com DHCP ou autodetecção da rede).
  • Visualizar IPs ativos: Exibe os IPs das estações que estiverem se comunicando com o servidor no momento.
  • Consoles: Define a quantidade de consoles (video games) existentes no local.
  • Economia de energia: Permite definir em quantos minutos a estação deverá ser desligada automaticamente caso esteja inativa. A configuração varia de 3 a 59 minutos ou 0, que representa a desativação do recurso de economia de energia.
  • Enviar mensagem geral: Envia uma única mensagem para todas as estações simultaneamente.
  • Remover todas as mensagens: Remove as mensagens de todas as estações simultaneamente.
  • Ligar modo de manutenção: Ativa todas as estações que não estiverem com clientes . Para funcionar você precisa fazer o login no servidor com a conta de um administador do sistema. Este recurso não afeta qualquer cliente que esteja utilizando uma sessão.
  • Desligar modo de manutenção: Desativa todas as estações que foram abertas no modo de manutenção. Irá manter normalmente os outros clientes que estiverem utilizando as estações.

 

 

Caso a máquina esteja ligada e a rede respondendo normalmente até a conexão com a estação, você verá o ícone desta forma ao lado.
Caso a rede não esteja configurada, a máquina esteja desligada ou a rede esteja com algum problema na comunicação até a estação determinada, você verá este ícone ao lado.

 

Clientes _______________________________________________________

Esta é a janela que irá abrir diretamente ao acessar o botão "Clientes":


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Nesta janela você tem acesso direto aos clientes do LanBr, com os seguintes botões ao lado direito:

  • Consultar: Você poderá apenas consultar o cliente, visualizando dados como o crédito restante, dívida ativa e outros detalhes.
  • Cadastrar: Efetua o cadastro do cliente com um código definido automaticamente.
  • Editar: Efetua a edição do cliente selecionado.
  • Financeiro: Abre um menu com as opções referentes ao cliente selecionado:
       - Efetuar pagamento de dívida: Recebe o pagamento parcial ou total de uma dívida ativa.
       - Depositar Crédito na conta: Efetua o depósito de crédito na conta.
       - Vender pacote de horas*: Faz a venda SOMENTE À VISTA de um pacote de horas previamente cadastrado.
       - Estornar pacote de horas*: Estorna a venda imediatamente À VISTA de um pacote de horas previamente cadastrado.
  • Relatório: Exibe um relatório do cliente conforme a data ou período selecionado. Útil para saber detalhes gerais do cliente ao frequentar o estabelecimento.
  • Voltar e Avançar: Desloca a consulta dos clientes de forma mais rápida.
  • Exportar: Exporta o cadastro de todos os clientes para o formato CSV; Veja mais detalhes em Como exportar dados.
Abaixo da janela de consulta dos clientes você poderá ver o número total de cadastros correntes no sistema e utilizar os filtros para efetuar uma busca mais rápida, onde podem ser filtrados os clientes da seguinte forma, de acordo com os nomes dos botões:
  • Código: Este recurso no momento está indisponível (em implementação).
  • Nome / Nick / RG: Permite efetuar uma busca rápida através de qualquer porção do nome, apelido (nick) ou RG.
  • Primeiro Nome: Filtra somente o primeiro nome do cliente.
  • Crédito: Permite filtrar os clientes que possuam crédito de acordo com os operadores de comparação. Por exemplo, ao digitar >5, irá exibir todos os clientes com mais de R$ 5,00 de créditos. Os outros operadores aceitos são o símbolo de < e = , mas no momento os operadores não podem ser usados em conjunto.
  • Dívida: Permite filtrar os clientes que possuam dívida de acordo com os operadores de comparação. Funciona da mesma forma que a filtragem de créditos.
  • Responsável: Filtra o cadastro do cliente de acordo com o nome do responsável.
  • Todos: Retorna a exibição para o padrão, exibindo todos os clientes cadastrados sem filtro algum.
* Recurso disponível somente no LanBr EX.

 

Estoque e Vendas ________________________________________________

Neste botão você poderá efetuar a venda de um determinado item para a estação que estiver selecionada no momento ou poderá efetuar a venda de um produto diretamente no balcão, não sendo necessário o cadastramento do cliente.

Há também o Controle de estoque, sendo possível comprar, editar e cadastrar produtos.

 

Relatórios ______________________________________________________

Este botão é responsável pela exibição dos relatórios gerais do sistema, onde você poderá consultar todos os procedimentos realizados no LanBr através do Log geral e consultar o movimento financeiro.

A consulta pode ser realizada através do dia ou de um período. O Log geral pode contar com filtros de exibição e classificação completa das atividades.

Para mais detalhes veja os tópicos:
- Como tirar relatórios financeiros
- Como tirar relatórios do sistema.

 

Preços ________________________________________________________

Este botão é responsável pelos valores cobrados pelo LanBr, contendo as seguintes opções:
  • Valor mínimo cobrado: Estabelece um preço mínimo de acesso nas estações, se tornando um valor obrigatório mínimo cobrado no ato de entrada da sessão.
  • Preços estáticos dos dias: Você poderá inserir preços diferenciados para cada dia da semana, com padrão fixo de tarifa.
  • Preços dinâmicos / tarifas*: Você poderá inserir preços diferenciados por hora de acesso (disponível somente no LanBr EX).
  • Descontos por categoria: Cria descontos baseados em porcentagem para cada categoria de frequentador cadastrado.
  • Editar pacotes de horas**: Cria pacotes de horas para venda à vista. Com este recurso você pode configurar o valor à vista a ser pago por um determinado pacote fechado a ser incluído no banco de horas, ou se desejar poderá criar pacotes gratuitos de cortesia.
  • Modos de cobrança: Altera o padrão de cobrança do estabelecimento, podendo ser utilizado os modos somente pós-pago, pré-pago ou ambos.
* Recurso em desenvolvimento
** Recurso disponível somente no LanBr EX

 

Sistema _______________________________________________________

Este botão acessa as opções mais importantes do sistema LanBr, veja:
  • Preferências visuais: Acessa o menu das configurações visuais do sistema
  • Auditoria: Efetua uma auditoria básica nos clientes a fim de corrigir e apagar cadastros corrompidos.
  • Configurações: Configura opções do programa.
  • Atualizar LanBr: Procura nova versão do gerenciador e atualiza a pedido do usuário.
  • Registrar LanBr: Nesta opção você pode ver os dados de registro online (somente nas versões Light ou EX), ou pode enviar uma nova chave de registro online, necessária em caso de nova instalação, manutenções ou troca do hardware.
  • Senha Admin: Configura a primeira senha administrativa do sistema, feita para cadastrar o primeiro administrador do LanBr.
  • Usuários do LanBr: Efetua ações com os usuários que irão utilizar o LanBr, incluindo login, cadastro, consulta, exclusão e relatórios.
  • Login / Permissões: Efetua o login do usuário do LanBr, pode ser acessado para mudar as permissões de um determinado usuário. Obs.: Exige um usuário administrador com as permissões configuradas para configurar as permissões de outro usuário.

 

Sistema > Preferências visuais _______________________________________

Este botão acessa as opções mais importantes do sistema LanBr, veja:
  • Tema das cores: Modifica a cor do tema do gerenciador LanBr;
  • Tipo das fontes: Altera o padrão da fonte do gerenciador;
  • Tela de fundo: Muda a imagem de fundo do gerenciador;
  • Janelas: Altera o padrão de exibição das janelas, que podem ser arredondadas ou quadradas, sendo este último mais leve em alguns tipos de configurações de vídeo utilizadas.
  • Animações: Ativa ou desativa as animações de algumas janelas e caixas de diálogo do gerenciador. Você pode deixar esta opção desativa caso prefira uma exibição imediata das janelas e mensagens ou se este recurso ficar mais lento que o esperado em seu PC.

 

Sistema > Configurações ___________________________________________

Estas opções podem ser acessadas através do botão "Sistema -> Configurações":
  • Sensibilidade do Mouse: Ajusta a sensibilidade do mouse de 1 a 9 (não funciona em todos os sistemas);
  • Configuração do Mouse: Configura o modo de interpretação do mouse, mude-o em caso de anomalias no cursor;
  • Video: Configura exibição do LanBr em tela cheia ou janela;
  • Rede: Habilita ou desabilita a conferência da rede. Ao desabilitar a conferência da rede, os ícones das estações ficarão como se estivessem todos ativos na rede. (Recomendado somente utilizar em caso de problemas);
  • Estações com login: Habilita ou desabilita o login nas estações;
  • Acesso a arquivos via SSH: Muda o nome de usuário para acessar os arquivos das estações via SSH;
  • Forçar classe de rede: Força a classe da rede de acordo com o número de IP que for digitado, por exemplo 192.168.0.* (Recomendamos no momento a utilização deste recurso em caso de problemas de comunicação).
Algumas das opções acima bastará clicar uma vez para alternar o estado de habilitado para desabilitado, e vice-versa.

 

Caixa _________________________________________________________

Este botão é responsável pelas operações de caixa do LanBr:
  • Consultar dia: Mostra as operações de caixa do dia, classificadas devidamente pelo usuário do LanBr, código de operação, cliente, horário, data, descrição e com valores separados por débito e crédito.
  • Consultar período: Esta opção não representa o caixa dos dias de forma coesa, apenas faz a interpretação efetuando a somatória dos dias e operações seguidas para ter uma estimativa final do valor do período.
  • Depósito: Efetua um depósito no caixa com a devida descrição.
  • Retirada / Pagamento: Efetua uma retirada do caixa com descrição. Esta operação costuma ser utilizada para emitir vale dos funcionários ou retiradas para pagar fornecedores.
  • Sangria: Efetua a sangria do caixa.
  • Abrir caixa: Abre o caixa no período. Esta operação é indispensável para iniciar as operações financeiras do dia.
  • Fechar caixa: Fecha o caixa no período. O programa calcula automaticamente a diferença de caixa, pedindo para que o usuário corrente digite o valor do caixa físico do momento.
OBS: Até o presente momento no relatório do caixa apenas aparecerão os valores finais de fechamento da estação e itens vendidos no balcão, isto é, os items vendidos na estação ficarão absorvidos diretamente pelo valor resultante no fechamento da conta na estação. Independente deste fato o valor final sempre irá bater com o relatório financeiro.

 

Ajuda do LanBr __________________________________________________

Este botão está em implementação para exibir o manual e detalhes técnicos futuramente. Até o presente momento as opções disponíveis são:
  • Aviso importante: Mostra um aviso específico notificando ao usuário os limites do sistema relacionados a possibilidades de problemas e detalhes sobre a utilização. Consideramos indispensável a leitura deste aviso antes de utilizar o sistema;
  • Créditos: Exibe as pessoas diretamente envolvidas na criação e concepção do LanBr;
  • Termo de uso e adesão: Exibe o termo de uso do gerenciador para os usuários da versão Free (gratuita), e gera imediatamente um termo de uso e adesão ao Clube Portal Criativa aos usuários das versões Light ou EX, incluindo os termos de uso da solução LanOS (mesmo que não esteja em uso). Esta opção é recomendada para a impressão de um documento de comprovação da origem do software em caso de fiscalização. (Exige o navegador Firefox instalado na distribuição Linux corrente).

Note que neste botão você vê no menu acima a versão corrente do servidor LanBr que está em execução.

 

 

Alguns recursos do LanBr estão em implementação, em compensação outros já estão bem completos e exigem mais atenção na hora de utilizá-los, sendo estes os enfocados a seguir.

 

Teclas de atalhos principais _________________________________________

Seguem abaixo as teclas de atalhos principais que podem ser pressionadas na tela principal do gerenciador LanBr:

  • F1: Ajuda Interativa (exibe esta lista de atalhos)
  • F3: Remover mensagem de todas as estações
  • F4: Manda mensagem para todas as estações
  • F5: Login de usuário
  • F6: Logout de usuário
  • F8: Inverte os clientes nas estações selecionadas
  • F10: Fecha a conta do cliente na estação selecionada
  • F11: Desliga todas as estações inativas
  • F12 ou Alt+ESC: Fecha o gerenciador LanBr
  • B: Busca rápida de clientes

 

Cadastramento de clientes __________________________________________

Primeiramente alguns se perguntam: "Pra que cadastrar os clientes?"

Simples, este cadastramento é fundamental para uma maior política de segurança e controle dos frequentadores das Lan Houses e Cyber Cafés no país, pois graças aos relatórios de acesso somados a um cadastro completo, os órgãos fiscalizadores podem chegar mais facilmente a criminosos que utilizam estes estabelecimentos para atividades ilícitas, como invasão e criação de conteúdos ilegais.
  
O cliente que tem a intenção de fazer uso das máquinas no estabelecimento para atividades comuns não tem nada a temer, porém, clientes mal intencionados ficam claramente inibidos ao perceber que esta prática é obrigatória. Então só o fato de haver cadastramento de clientes já diminui o uso de Lan Houses e Cyber Cafés para práticas irregulares.
 
O fato é tão sério que se tornou lei no Brasil, portanto, se algum órgão fiscalizador responsável constatar qualquer conta fantasma ou clientes sem cadastro, o estabelecimento estará sujeito a multas severas previstas por lei. O cadastro deve ao menos constar o nome completo, telefone de contato, endereço e RG. Se for menor de idade, precisa constar o nome de um responsável.
 
Seja criativo, se for o caso ofereça promoções para quem se cadastrar pela primeira vez, afinal, todos ganham com isso e um cadastro não leva mais que alguns poucos minutos.
 
Agora vamos ao cadastramento em si. Para iniciar um cadastramento, clique no botão de Clientes e depois escolha a opção "Cadastrar". Obs.: Você precisa estar "logado" no gerenciador LanBr com um usuário que tenha permissões para esta operação.

Por exemplo, esta é uma tela de um cadastro completo:

 

Para se movimentar pelos campos do cadastro você pode usar o mouse e clicar nos campos desejados ou pode usar as teclas TAB, Enter ou para baixo para avançar, e as teclas Shift+Tab ou pressionar a seta para cima para retroceder. Os dados que podem ser inseridos no cadastro estão limitados de acordo com os tamanhos dos campos.
 
Para finalizar o cadastro basta pressionar a tecla ESC.

Os campos para o cadastro do cliente são:

  • Nick: É o apelido do frequentador, se não tiver poderá deixar em branco.
  • Senha: Necessário para logar no sistema se o usuário tiver créditos. Obs.: Até o momento este recurso só está disponível na versão LanBr EX para clientes com o sistema LanOS.
  • Nome: Nome completo do cliente.
  • RG: Número do RG do cliente, pode-se utilizar pontos e hífen.
  • CPF: Deve-se inserir o CPF do cliente sem pontos e hífen, se o CPF for inválido o LanBr irá apagar o campo. Caso o cliente não possua o CPF você deverá deixar este campo em branco.
  • Nasc.: É a data de nascimento do cliente, você deverá preencher a data pressionando enter em cada campo. Por exemplo: Digite o dia, pressione enter, agora digite o mês, pressione enter, e agora digite o ano completo de nascimento com 4 digitos. A idade será exibida logo após automaticamente. Atente ao detalhe de que o preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Autorização: Em alguns estados é necessário que menores de idade apresentem por escrito uma autorização de um responsável, então neste campo você poderá colocar qual responsável autorizou a entrada, ou o número da autorização ou se há ou não o documento arquivado. Exemplos de preenchimento: "Mãe", "Pai", "Avô", "Sim", "0242" etc.
  • Endereço: Digite neste campo o endereço completo e bairro onde reside o cliente.
  • Cidade: Cidade onde reside o frequentador.
  • UF: Duas letras para denomimar o estado onde a cidade é situada.
  • Telefone: Você poderá inserir vários números telefônicos ou uma colocar observação ao lado, como "recado" ou "vizinho".
  • Escola: Em alguns lugares a lei pede que no cadastro de menores de idade conste o nome da escola para verificar se o cliente está cabulando aula ao frequentar o estabelecimento.
  • Turno: Você deverá inserir o turno em que o cliente frequenta a escola, se necessário.
Após o cadastro existem os campos complementares, que são obrigatórios em algumas regiões do país:
  • Nome: Deverá inserir o nome do responsável legal pelo menor.
  • RG e CPF: Deverá constar o(s) documento(s) do responsável pelo menor.
Na consulta você também verá os seguintes campos, que não são manualmente alteráveis:
  • Crédito pré-pago: Exibe os créditos atuais do cliente.
  • Limite pós-pago: Exibe o limite que o cliente tem para efetuar uma dívida para pagamento posterior (em implementação).
  • Entretenimento: Exibe o valor da dívida referente a utilização das estações.
  • Vendas: Mostra o valor da dívida referente a vendas.
  • Total a pagar: Mostra o valor final da dívida ativa do cliente.
  • Banco de horas: Exibe o tempo total disponível para uso na estação (adquirido pelo pacote de horas).
Finalmente você poderá conferir os últimos campos complementares, onde estão o código do cliente, que é criado automaticamente e inserido no primeiro código livre em ordem crescente, e a categoria do frequentador.

Note que ao chegar no final do cadastro você deverá pressionar para cima ou para baixo para escolher a categoria do cliente, que são:
  • Frequentador sem nenhum crédito: É o cliente que não poderá marcar dívida para pagamento posterior ou deixar créditos armazenados em sua conta.
  • Frequentador com crédito pós/pré: É a categoria padrão do LanBr, onde o cliente poderá marcar dívida para pagamento posterior ou deixar créditos em sua conta.
  • Frequentador com crédito pré-pago: O cliente poderá apenas deixar créditos pré-pagos em sua conta, não poderá criar dívidas para pagamento posterior. Esta é a classe mais utilizada nas Lan Houses.
  • Sócio prata com crédito pós/pré: É uma classe especial que pode ter créditos e marcar valores para pagamento posterior. Normalmente a classe de sócio prata é utilizada para estabelecimento que tem planos especiais para frequentadores que pagam créditos mensais, com descontos e outras vantagens.
  • Sócio prata com crédito pré-pago: É idêntica a classe anterior, mas não pode marcar dívida para pagamento posterior.
  • Sócio ouro - crédito pós/pré: É a classe mais alta de frequentador que o estabelecimento pode ter, normalmente utilizado em promoções, planos especiais com créditos pré-pagos, planos de fidelidade e mensalidades.
  • Funcionário: É a categoria utilizada pelos funcionários do estabelecimento, podendo utilizar créditos pré e pós pagos e receberem descontos do proprietário, onde boa parte das vezes não pagam para utilizar as estações (100% de desconto).
  • FREQUENTADOR BLOQUEADO: É uma classe restrita, onde você poderá colocar um cliente nesta classe caso ele tenha algum problema com o estabelecimento, seja por cadastro incompleto, dívida com prazo vencido, brigas etc.
  • Monitor da Lan House: É uma categoria utilizada em alguns lugares, sendo frequentadores que ajudam no atendimento e auxiliam os novatos no uso do sistema e jogos. Possuem sempre 50% de desconto no uso das estações e não são considerados nem sócios, nem funcionários, são realmente ajudantes que coolaboram para manter o estabelecimento organizado e gostam de organizar confraternizações. Esta classe foi criada para separar melhor estes frequentadores especiais dos clientes normais.
  • Administrador do sistema: É a classe que deve ser utilizada pelo proprietário e administrador geral de manutenção. Apenas esta classe é capaz de se logar simultaneamente em diversas estações, onde os contadores financeiros jamais irão cobrar o tempo de uso nas estações, porém as vendas são cobradas normalmente.
Se no meio do cadastro desejar interrompê-lo para continuar posteriormente ou quiser efetuar o cancelamento, pressione ESC a qualquer momento, onde será perguntado o que o sistema deverá fazer.

 

Inserir cliente na estação ___________________________________________

Para inserir o cliente na estação, após escolher o modo pós ou pré-pago você deverá saber o código dele, caso o cliente não se lembre de seu código você poderá pressionar ESC para exibir a consulta de clientes de forma que você possa filtrar o cliente e efetuar o entrada dele na estação pressionando o botão ao lado direito chamado "Login".

 

As opções do menu são:
  • Pós-pago: Você deverá inserir o tempo requerido pelo cliente através das setas direcionais para cima ou para baixo. Para deixar o tempo em aberto pressione a tecla "A". Siga as instruções na tela em caso de dúvidas.
  • Pré-pago: Você deverá inserir o valor que o cliente deseja depositar para acessar a estação, ou apenas pressionar enter sem valor algum caso o cliente já possua créditos.
  • Pacote de horas*: Efetua a venda SOMENTE À VISTA de um pacote de horas pré-configurado. O pacote vendido deve ser pago imediatamente, pois não irá cair nos custos do modo pós-pago e não irá utilizar créditos no modo pré-pago.
  • Venda na estação: Efetua uma venda diretamente na conta do cliente que estiver na estação selecionada.
  • Fechar estação: Fecha a conta do cliente na estação. Atente ao detalhe de que os créditos sempre serão utilizados para pagar as contas, independente do modo de uso. Leia com atenção as instruções ao fechar para que no modo pré-pago você possa manter ou devolver o crédito do cliente, ou no modo pós-pago para que o cliente possa pagar à vista ou marcar a dívida em sua conta (desde que a categoria aceite isso).
  • Inverter estação: Utilize esta opção para mudar o cliente de estação. Na primeira vez que usar este botão o cliente irá desaparecer, ao utilizar a opção em outra estação o cliente irá aparecer nesta estação. Caso já tenha um cliente na estação selecionada, o novo cliente será inserido e o anterior ficará armazenado para ser inserido em outra estação, e assim por diante.
  • Desligar / Reiniciar: Apresenta um menu para desligar ou reiniciar a estação imediatamente. Este recurso funciona somente quando não houver cliente na estação.
  • Enviar mensagem: Envia uma mensagem para a estação. Ela ficará piscando na tela do cliente até que a mensagem seja removida por este mesmo botão.
  • Acessar arquivos: Acessa os arquivos da estação via SSH. O usuário configurado no botão "Sistema -> Configurações" será utilizado para este acesso e a sua respectiva senha poderá ser requisitada.
  • Alterar tarifa: Modifica a tarifa do preço cobrado na estação (recurso em desenvolvimento).
  • Estornar pacote de horas*: Este botão estorna imediatamente um pacote de horas vendido, ao qual o valor do caixa é retirado à vista no mesmo instante.

* Recurso disponível somente no LanBr EX.

Preste atenção, pois ao inserir um cliente em modo pós-pago você não poderá simplesmente colocar créditos no modo pré-pago e vice versa. Uma vez começada uma sessão em um modo, você deverá fechar a sessão para alternar o modo de cobrança.

Caso o cliente queira renovar a duração de uso da estação, basta clicar novamente com o botão direito do mouse na estação e inserir mais tempo ou mais crédito, para os modos pós e pré pago respectivamente. Se tiver dúvidas do modo de cobrança que o cliente escolheu, olhe nos detalhes do cliente ao selecionar a estação, irá aparecer o modo de cobrança utilizado.

Poderá também ocorrer de não haver disponível a opção para o modo pré ou pós-pago, sendo esta opção determinada pelo botão de Preços, na opção "Modos de cobrança".

Quando deixar o tempo em aberto no modo pós-pago, perceberá que o tempo restante não será exibido na estação, ficando uma imagem semelhante a essa ao lado. O valor é referente ao tempo gasto na estação de acordo com a tarifa aplicada.

Se deixar com o tempo pré-definido, ele irá regredir até chegar a zero, onde a estação será fechada e o valor deverá ser pago pelo cliente ou marcado em conta, dependendo da categoria do usuário cadastrado. Se houverem créditos pré-pagos disponíveis, eles serão usados para abater o uso corrente na estação.






No modo pré-pago, o tempo que aparece acima é referente ao tempo disponível de acordo com os créditos da conta do cliente e tarifca aplicada, somado ao banco de horas disponível na conta. O valor final fica zerado no modo pré-pago, voltando a apresentar dívida somente se o modo for alterado para pós-pago e não houverem créditos ou horas armazenadas suficientes para cobrir o tempo de uso.

 


Em cada bloco que representa uma máquina, além de constar o número da estação, nome do cliente, tempo restante e valor final a ser pago, também é apresentada a idade do usuário, onde a cor será diferente para clientes com menos de 16 anos. A cor vermelha aparece para clientes abaixo dos 12 anos, onde em vários estados do Brasil é necessário a presença de um responsável legal para a permanência do menor no estabelecimento.

 

Verificar detalhes do cliente na estação ________________________________

Para verificar os detalhes do cadastro e conta do cliente na estação, basta você clicar com o botão esquerdo nela que a janela azul com os detalhes irá aparecer:

Note que o tempo restante sempre é exibido diretamente no ícone da estação. Nos detalhes é que pode-se notar o tempo corrido de uso. No exemplo acima temos um cliente utilizando a estação em modo pós-pago, isto é, a dívida deverá ser paga no término da sessão ou marcada se a categoria do cliente permitir esta operação.

No caso temos os detalhes específicos do cliente divididos em duas colunas. Na primeira coluna consta o código de identificação, apelido, nome completo, idade, turno escolar, categoria cadastrada, tipo de tarifa utilizada na sessão corrente (com o modo de cobrança) e total de tempo disponível no banco de horas (adquirido através do pacote de horas). Na segunda coluna é possivel consultar o tempo corrido na estação, valor gasto de uso do tempo, valor gasto com vendas de produtos, crédito utilizado na sessão, cŕedito restante e o valor final a ser pago.

Vejamos o caso de um cliente que tenha créditos em uma sessão pré-paga:

Neste caso o cliente não pagará nada pois os créditos foram utilizados para pagar a sessão, e mesmo que o cliente estivesse em modo pós-pago, se existirem créditos, os mesmos serão usados para pagar qualquer valor gasto na sessão, seja apenas uma parcela do valor caso o crédito seja insuficiente ou o valor completo caso os créditos sejam iguais ou superiores ao valor final gasto.

No caso acima, note que é exibido a cobrança de R$ 1,00 mesmo sem tempo algum corrido, isso representa que o preço mínimo foi configurado para este valor, exigindo assim o pagamento mesmo que o cliente não use o suficiente em tempo para consumir o valor mínimo pré configurado.

Caso a estação esteja vazia, o seguinte quadro será exibido:

 

Busca rápida e fila de espera ________________________________________

O recurso de busca rápida auxilia na procura dos clientes através da digitação de apenas uma palavra.

Ao digitar qualquer nome, número ou palavra, os clientes serão filtrados de acordo com o tipo de filtro habilitado, veja:

  • LIVRE: Filtra o cliente de forma aberta, exibindo qualquer cadastro que contenha o código, apelido, nome, sobrenome, RG ou CPF similar ao campo de busca.
  • NOME: Filtra somente pelo primeiro nome dos clientes. É possível inserir o sobrenome ou parte dele logo após o nome para facilitar na busca.
  • APELIDO: Filtra somente pelo apelido cadastrado do cliente.
  • RG: Filtra os clientes que contenham os números exatos ou parciais na pesquisa do RG. Não se deve usar ponto, barra ou traço, mesmo que existam no cadastro do cliente.
  • CPF: Filtra os clientes que contenham os números exatos ou parciais na pesquisa do CPF. A mesma regra para filtragem do RG se aplica para a busca por CPF.
Para trocar o tipo de filtro, basta clicar no botão ao lado direto do campo da busca rápida.

Veja no exemplo ao lado ao utilizar o filtro "LIVRE", que ao digitar Ricardo todos os clientes que contém a palavra "ricardo" foram listados. Se quiser uma maior precisão poderá colocar nomes compostos, como "Ricardo Fe", para filtrar o nome "Ricardo Felício", "Ricardo Fernando" e outros semelhantes, ou usar o filtro "NOME". As letras maiúsculas e minúsculas não fazem qualquer distinção nestes casos.

Para iniciar uma busca rápida basta pressionar a tecla Bou clicar com o mouse em cima do campo de pesquisa, onde irá aparecer um traço neste campo, então basta digitar o que desejar e pressionar enter para uma imediata exibição da lista filtrada. Se nada aparecer tente efetuar a busca por outra frase ou usar outro tipo de filtro.

Para lançar o cliente da busca rápida em uma estação, basta você clicar com o botão esquerdo do mouse uma única vez em um cliente, então o cursor do mouse irá ficar com símbolo de adição e irá apresentar o código do cliente. Basta então você clicar novamente em uma estação com o botão esquerdo do mouse que o cliente será colocado em modo pré-pago imediatamente, bastando digitar o crédito depositado ou deixar como zero para usar os créditos disponíveis na conta.

Caso deseje cancelar o cliente escolhido basta pressionar ESC quando o cursor estiver apresentando o código do cliente. Neste caso a lista apresentada na busca rápida também será apagada.

Para jogar um cliente da busca rápida para a fila de espera basta clicar com o botão esquerdo do mouse no cliente desejado e depois clicar novamente com o botão esquerdo na fila de espera, onde automaticamente o cliente será jogado no último lugar da fila de espera.

Para jogar um cliente da fila de espera na estação selecione EXATAMENTE o cliente que deseja e clique com o botão esquerdo do mouse, o comportamento será o mesmo da busca rápida, basta agora clicar na estação para inserir o cliente em modo pré-pago, onde ele será removido da fila de espera. Preste atenção pois você pode selecionar qualquer cliente da fila de espera para ser inserido nas estações, e não apenas o primeiro da lista.
 
Se quiser remover um cliente da fila de espera basta clicar nele e depois apertar a tecla DELETE.

 

Controle de estoque e venda de produtos _______________________________

Para acessar o estoque, você deverá clicar no botão Estoque e a seguir clicar em "Controle de Estoque". Você então verá a seguinte janela com suas respectivas funcionalidades:


               Clique para ampliar
No controle de estoque você poderá acessar todos os produtos do estabelecimento, contando com as funções de:
  • Consultar: Consulta o item selecionado, exibindo a quantidade em estoque, categoria do produto, preço final e preço de custo. Obs.: O campo "fornecedor" não está implementando.
  • Novo: Efetua o cadastro de um novo produto. No ato do cadastro você não conseguirá adicionar itens ao estoque, para isso você deverá efetuar a compra do produto.
  • Editar: Edita o item atualmente selecionado.
  • Comprar: Efetua a aquisição de um produto selecionado, note que ao efetuar a compra será debitado imediatamente do caixa o preço de custo do produto de acordo com o volume da compra. Caso necessário, você poderá inserir um número negativo para efetuar a devolução de produtos ao fornecedor. Se você compra à prazo poderá deixar os produtos com o preço de custo zerado.
  • Categoria: Filtra a exibição dos produtos conforme a sua categoria.
  • Voltar e Avançar: Desloca a consulta de forma mais rápida.


Para efetuar uma venda no balcão, você deverá clicar no botão Estoque e a seguir clicar em "Venda no Balcão".

Para efetuar a venda na estação, você deverá deixá-la selecionada e clicar em "Venda na Estação", se desejar poderá utilizar também a mesma opção no menu que aparece ao inserir o cliente na estação.

Ao efetuar as vendas você verá esta janela:

A janela de vendas no balcão possui as seguintes funcionalidades:
  • Vender: Efetua a venda do produto diretamente para o cliente no balcão, sem a necessidade de cadastro;
  • Estornar: Devolve um produto ao estoque;
  • Marcar: Marca para pagamento posterior a venda de um produto. É necessário que o cliente tenha um cadastro no sistema e a sua categoria permita o crédito pós-pago.
No caso da venda de produtos na estação, as funcionalidades são parecidas, mas com fundamentos diferentes:
  • Vender: Efetua a venda do produto diretamente para o cliente que estiver utilizando a estação. Se houver créditos, eles serão utilizados também para debitar o valor da compra;
  • Estornar: Devolve um produto não consumido ao estoque, removendo a venda efetuada na estação;
Obs.: Não há a opção para marcar a venda na estação, pois o acerto da conta é efetuada no fechamento da máquina.

Os botões seguintes possuem as mesmas funções do cadastramento dos produtos.

Observação: Até o presente momento o banco de dados do estoque não é indexado com os relatórios de vendas, isto é, você conseguirá estornar uma venda que não foi efetuada. Independente deste fato é possível verificar todas as operações no log geral do sistema.

 

Administrar/Cadastrar usuários no LanBr _______________________________

Para administrar as contas dos usuários do LanBr, você deverá clicar no botão Sistema e a seguir clicar em "Usuários do LanBr". Aparecerá então o menu a seguir:


Clique para ampliar

 

Os botões são semelhantes a janela de consulta de clientes e funcionarão da mesma forma.
 
Caso você ainda não tenha um administrador do sistema ou os usuários anteriores do sistema ainda não tem senha e permissões, você deverá estar no sistema como "anônonimo", depois deverá clicar em "Cadastrar", inserir a senha de administração inicial (o padrão é TESTE) e cadastrar completamente um usuário do LanBr. Na última opção do cadastro coloque o usuário como "Administrador do sistema", e tenha certeza de ter digitado uma senha caso contrário este usuário não poderá fazer o login depois.

Depois de efetuado este cadastro, você deverá voltar no botão Sistema e clicar em "Login / Permissões", escolha este usuário criado e clique no botão "Login" dentro da janela de usuários do LanBr. Feito isso volte ao botão "Sistema" e clique novamente em "Login / Permissões" e finalmente abra  todas as permissões para que este usuário se torne um administrador pleno, deixe todas as opções de número 1 selecionadas para ter acesso total aos recursos. Confirme a alteração e faça o login mais uma vez para que as alterações tenham efeito neste usuário administrador.

Depois de feito isso poderá efetuar o login com este administrador e assim cadastrar novos usuários, bem como alterar suas senhas e permissões, que podem ser funcionários ou monitores da Lan House.

Atente ao detalhe de que o usuário do LanBr deverá pertencer as categorias "Funcionário" ou "Administrador do Sistema" para que possa ser cadastrado corretamente. A categoria "Monitor da Lan House" é mais restrita e utilizada em poucos estabelecimentos.

 

Login e logout de usuário do LanBr ____________________________________

Para efetuar o logout é necessário pressionar F6, onde o usuário passará a ser o "Anônimo", que possui sérias restrições na utilização do gerenciador LanBr.

O sistema não pode ser utilizado corretamente pelo usuário "Anônimo".

Para efetuar o login no gerenciador LanBr através de uma conta de usuário você deverá clicar no botão Sistema e a seguir clicar em "Login / Permissões". Após selecione o usuário desejado e pressione espaço ou clique no botão chamado "Login". Deverá após digitar a senha do usuário. A janela de "Login / Permissões" pode ser acessada também pressionando F5.



Para efetuar o logout é necessário pressionar F6, onde o usuário passará a ser o "Anônimo", que possui sérias restrições na utilização do gerenciador LanBr.

 

Configurar descontos por categoria ____________________________________

Você deverá clicar no botão Preços e em seguida em "Descontos por categoria", assim verá o menu a seguir:


               Clique para ampliar
Para modificar o desconto por categoria basta você clicar no nome da classe e aparecerá uma janela pedindo que digite a porcentagem do desconto.

Depois de inserido a porcentagem você verá o valor por hora que estará calculado logo abaixo do desconto, como mostrado no menu ao lado.

O valor calculado é baseado no preço do dia, então se der 10% de desconto em um dia que cobre R$ 2,00 a hora, o frequentador da classe com desconto pagará R$ 1,80 a hora e assim por diante.

Note que não há a classe de "Monitores", pois ela sempre fica com 50% de desconto. No caso da categoria "Frequentador Proibido", por motivos óbvios não há como dar desconto para esta categoria.

 

Editar pacotes de horas ____________________________________________

Você deverá clicar no botão Preços e em seguida em "Editar pacotes de horas", assim verá um menu com o nome dos pacotes seguido pelo tempo e valor já configurados. Caso você não tenha algum pacote configurado, deverá aparecer apenas riscos no botão "-----". Veja os detalhes abaixo:


               Clique para ampliar
Ao clicar em um pacote de horas configurado ou não, ele deverá aparecer uma pequena tela de edição do pacote, onde você deverá inserir o nome do pacote de horas, seguido do valor e tempo referente.

Por exemplo, na tela ao lado há o pacote "Premium", que foi configurado para ser vendido por R$ 12,00 para adquirir 10 horas de uso através do banco de horas.

Se desejar configurar um pacote gratuito, veja que no exemplo há o pacote "Cortesia", onde dá 30 minutos de gratuitamente, sendo para isso configurado o pacote sem valor pago.

É importante ressaltar que em todos os casos de vendas de pacotes de horas, ele deverá ser vendido SEMPRE À VISTA, independente do tipo da sessão utilizada na estação.

Se desejar vender o pacote avulso no balcão, poderá ir no botão Clientes, selecionar o cliente e depois clicar em "Financeiro", onde encontrará a opção para vender o pacote ao cliente escolhido.

 


Configurar preços dos dias __________________________________________

Você deverá clicar no botão Preços e após em "Preços estático dos dias", assim verá o menu semelhante a este ao lado.

Para configurar os preços dos dias deverá clicar no dia da semana desejado e inserir o preço. Preste atenção pois na virada de uma noite para o dia seguinte o preço irá se alterar também para todos os clientes nas estações.

Este menu é referente somente a configuração de preços estático sem alterações dinâmicas por horários ou tarifas especiais.

 

Como tirar relatórios financeiros _____________________________________

Neste tópico veremos como tirar e interpretar os relatórios financeiros básicos desenvolvidos pelo gerenciador  LanBr.

Ao acessar o botão de Relatórios você poderá optar por ver os relatórios financeiros ou log geral do sistema. Abaixo segue uma janela de um relatório financeiro de um dia específico.

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Neste relatório é exibido o "faturamento à vista das estações" no dia, que mostra quanto cada estação faturou à vista no dia referido.

Na tabela "faturamento" é representada a somatória das vendas e faturamento nas estações à vista e a prazo realizadas no dia, resultando no faturamento final total.

Na tabela "resumo final" consta a dívida somada e crédito acumulado de todos os clientes atualmente. Esta tabela não apresenta as dívidas e créditos acumuladas no dia, mas sim as que constam nas contas de cada cliente.

E por fim, na tabela "caixa" consta o saldo do último período de trabalho (possivelmente o dia anterior), e inclui as saídas e entradas gerais no caixa para apresentar o valor total do dia.

Veja que o faturamento final deste exemplo não bate com o valor final do caixa, pois se algum usuário efetuar retiradas ou depósitos avulsos no caixa eles não entrarão como faturamento real do dia.

Agora vejamos uma janela de um relatório financeiro de um período:


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Apesar de parecida com a janela de relatório financeiro do dia, esta janela mostra o faturamento à vista nas estações de um determinado período, mostrando também o faturamento do período com todas as vendas e uso das estações com pagamentos à prazo ou à vista, incluindo o valor resultante.

Note que na tabela "resumo final" o valor continua igual pois como explicado anteriormente, esta tabela mostra o valor acumulado nas contas dos clientes cadastrados.

Ao tirar o relatório financeiro de um período, não irá aparecer a tabela representando o caixa.

 

Como tirar relatórios do sistema (log) _________________________________

Neste tópico veremos como tirar e interpretar os relatórios do sistema (log) gerados pelo LanBr.

Ao acessar o botão de Relatórios você poderá optar por ver os relatórios financeiros ou log geral do sistema. Abaixo segue uma janela de um log geral do sistema:

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Através do log do sistema você pode conferir todas as operações internas do gerenciador LanBr, podendo filtrar estas operações conforme o dia ou período referido.

Veja por exemplo esta janela do log geral do sistema de um período:


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Note que o botão "Descrição" está pressionado, portanto foi executado um filtro na descrição do log, neste caso acima a palavra filtrada foi ERRO, onde ficou mais fácil encontrar em um período os erros de caixa e qual usuário do sistema estava presente ao constar o erro. Para maior facilidade este relatório pode ser exportado para CSV através do botão "Exportar", e assim ser trabalhado em qualquer planilha de cálculos que aceite o formato (veja mais detalhes no tópico como exportar dados).

E finalmente vejamos mais esta janela de um log geral do sistema por período:


Clique para ampliar

 

Nas três janelas apresentadas foi bem perceptível que há linhas com cores distantas, onde representam:

  • Verde: Fechamento e abertura do sistema LanBr
  • Amarelo: Diferença de falta no caixa / movimentações de entrada e saída no caixa com descrição / devolução de créditos
  • Vermelho: Modificações diretas na quantidade de itens em estoque
Esta diferença de cores é útil principalmente para distinguir situações que exigem atenção. Por exemplo, ao consultar as linhas em verde da abertura e fechamento do gerenciador LanBr você pode saber se ele ficou fechado por muito tempo, ou através das linhas vermelhas saberá que ocorreram alterações que se forem feitas de forma irregular poderão gerar prejuízos ao estabelecimento.

 

Como exportar dados ______________________________________________

O gerenciador LanBr é capaz de efetuar a exportação de diversas operações do sistema para um arquivo no formato CSV (Comma-separated Values, ou valores separados por vírgulas), sendo muito útil para ser trabalhado em planilhas de cálculos e depois gravado em outros formatos, ou até mesmo ser manipulado para que seja importado para outros programas.

O formato CSV é simples e versátil, sendo suportado pela maioria das planilhas de cálculo conhecidas, como o Microsoft Excel, Lotus, OpenOffice / BrOffice e outros.

O gerenciador LanBr por padrão tenta abrir a planilha OpenOffice / BrOffice Calc para ler o arquivo CSV gerado, mas caso ele abra um editor incorreto (e apresente o texto de forma estranha) basta você selecionar o arquivo export.csv, dentro do diretório /usr/lib/freedos/LANBR/export e clicar nele com o botão direito do mouse, notificando o seu gerenciador de janelas que este arquivo precisa ser aberto pelo OpenOffice / BrOffice Calc para que nas próximas vezes o programa correto seja aberto.

Se o OpenOffice / BrOffice Calc for aberto corretamente você deverá ver uma janela semelhante a esta:

Clique para ampliar

 

Para que os acentos e caracteres especiais possam ser lidos corretamente, preste atenção em deixar a configuração do Conjunto de caractere como "Europa ocidental (DOS/OS2-860/Português)". Deixe o restante conforme a janela acima, pois o padrão CSV exportado pelo gerenciador LanBr segue a separação por vírgula e delimitação de textos através de aspas.
 
Atualmente você somente poderá exportar o log geral do sistema (incluindo filtros de clientes, descrição etc) e o cadastro completo dos clientes. Outros tipos de exportação estarão disponíveis futuramente.

Depois que o arquivo for aberto você poderá salvá-lo para o formato que desejar (de acordo com o aplicativo) e filtrá-lo conforme sua necessidade, para depois salvá-lo em um lugar apropriado.

 

Sair do LanBr - IMPORTANTE ________________________________________

Para sair do LanBr você deverá OBRIGATÓRIAMENTE pressionar as teclas Alt+ESC simultaneamente OU pressionar F12 para confirmar a saída do gerenciador. Se estiver utilizando um servidor gráfico junto ao LanBr e pressionar o botão X para fechar a janela e sair do servidor LanBr, isso poderá ter resultados inesperados. Vamos explicar o motivo deste acontecimento:

O servidor LanBr costuma gravar a cada 5 minutos o status de todos os clientes e estações daquele momento, a fim de que se ocorrer uma queda de energia os dados não se percam e os clientes possam continuar a utilizar as máquinas no tempo que estava. O problema é que se acabar a energia e o cliente acabou de sair ou acabou de entrar em uma estação, mas o backup não foi feito a tempo, o sistema irá restaurar a última imagem ao ligar, onde poderá constar que ainda o cliente estava na máquina (no caso do que acabou de sair) ou que a estação está vazia (no caso do que acabou de entrar).

Enfim, ao fechar a janela incorretamente pelo X o servidor LanBr irá encarar como um fechamento anormal e irá restaurar o último backup ao reiniciar, sem contar que ele não irá efetuar o fechamento dos arquivos financeiros corretamente.

Estamos pesquisando uma forma de contornar este problema para uma futura versão de nosso sistema.

 

Índice _____________________________________

Apresentação
Botões principais

Controle das estações
Clientes
Estoque
Relatórios
Preços
Sistema
Sistema > Preferências visuais
Sistema > Configurações
Caixa
Ajuda do LanBr
Detalhes sobre os recursos
Teclas de atalhos principais
Cadastramento de clientes
Inserir cliente na estação
Verificar detalhes do cliente na estação
Busca rápida e fila de espera
Controle de estoque e venda de produtos
Administrar/Cadastrar usuários no LanBr
Login e logout de usuário do LanBr
Configurar descontos por categoria
Editar pacotes de horas
Configurar preços dos dias
Como tirar relatórios financeiros
Como tirar relatórios do sistema (log)
Como exportar dados
Sair do LanBr

 

Veja também _____________________________

LanBr
Manual técnico - Servidor LanBr
Manual técnico - Cliente LanBr
LanBr - Como obter

Contato  |  Dúvidas  |  Mapa do Site  |   LanBr

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