Ambiente de trabalho pode influenciar a produtividade mais do que salário, aponta estudo
O clima organizacional tem ganhado protagonismo nas discussões sobre produtividade nas empresas. Um ambiente saudável, com relações respeitosas e lideranças comprometidas, não só melhora a rotina no trabalho, como também influencia diretamente o desempenho e o engajamento dos colaboradores.
De acordo com o estudo Better Work 2024, realizado pela Betterfly em parceria com a Criteria, o clima organizacional é o principal fator de engajamento nas empresas da América Latina. A pesquisa, que ouviu três mil profissionais em seis países, incluindo o Brasil, mostrou que 24% dos entrevistados consideram o clima como o aspecto mais relevante, superando benefícios corporativos (23%), propósito (22%) e cultura organizacional (18%). A remuneração apareceu em último lugar, com apenas 13%.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) explica que o clima de uma organização é a percepção que os colaboradores têm do ambiente em que trabalham, e ela influencia diretamente o comportamento. Em pequenos negócios, fatores como conforto físico, estabilidade no emprego, autonomia, reconhecimento e relações interpessoais contribuem para essa percepção.
Outra pesquisa, realizada pela consultoria Robert Half, reforça a importância de um ambiente corporativo saudável: 89% das empresas reconhecem que a felicidade dos colaboradores está diretamente ligada aos resultados. E a liderança é fundamental nesse contexto, já que a mesma pesquisa aponta que, para 94% dos profissionais, a motivação no trabalho é fortemente influenciada pela atuação dos líderes.
Para empresas que desejam melhorar o engajamento e evitar a rotatividade de pessoal, que acarreta custos com novas contratações e treinamentos, investir na avaliação do clima é uma estratégia recomendada. O Sebrae orienta que seja realizada uma pesquisa de clima organizacional periodicamente.
A pesquisa permite entender os pontos fortes e identificar o que precisa ser ajustado. Mais do que diagnosticar, no entanto, é fundamental que a empresa esteja disposta a agir com base nos resultados, com apoio efetivo das lideranças.
Diante desse contexto, também se destaca a relevância de políticas de governança corporativa e compliance, que ajudam a manter o clima saudável, coibindo comportamentos inadequados e promovendo a transparência.
Códigos de conduta e canais de denúncias são alguns dos exemplos de mecanismos que podem ser estabelecidos nas organizações. O Jusbrasil destaca que esses instrumentos estimulam um ambiente íntegro e contribuem para harmonizar as relações no ambiente de trabalho.
Outro exemplo é o treinamento em compliance, no qual a empresa consegue não só reduzir riscos de inconformidade, mas também reforçar o compromisso com boas práticas e promover um ambiente ético e seguro, além de fortalecer a cultura organizacional. Segundo o clickCompliance, empresas que apostam em treinamentos bem estruturados protegem sua reputação e demonstram comprometimento com os valores que defendem.
Comunicação interna ainda é desafio
Quando se fala em clima organizacional, um aspecto ainda sensível nas empresas é a comunicação. Estudo publicado na “Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica” (Remici) evidenciou que, mesmo com boa liderança e avaliações de desempenho positivas, a comunicação interna ainda precisa de atenção.
A pesquisa destacou a necessidade de melhorias no fluxo de informações entre setores, especialmente entre o de planejamento e controle e as demais equipes operacionais. A ausência de uma comunicação direta, rápida e clara pode impactar a eficiência dos colaboradores e gerar insegurança nas decisões.
Segundo o Sebrae, a boa gestão da comunicação interna contribui diretamente para um melhor clima organizacional. Ela permite a disseminação da missão, da visão e dos valores da empresa, incentiva a troca de feedbacks e aproxima equipes, reduzindo ruídos e evitando boatos. Em ambientes em que a comunicação é fluida, a produtividade tende a aumentar.
Embora a liderança tenha sido bem avaliada pelos entrevistados — 96,67% dos colaboradores afirmam receber metas claras e incentivo —, a pesquisa aponta que o feedback sobre desenvolvimento pessoal ainda é limitado, especialmente entre estagiários.
Portanto, além de aplicar pesquisas de clima e investir em compliance, o estudo aponta que é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias consistentes de comunicação para fortalecer a cultura interna e melhorar o engajamento e a confiança entre os colaboradores.