Conhece os erros mais comuns em uma redação? Escrever uma redação pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente quando se busca excelência e clareza e há muitos candidatos desejando a mesma vaga na universidade.
No entanto, mesmo candidatos experientes em redação podem cometer oito erros que podem comprometer a qualidade do texto.
Quais são os erros mais comuns em uma redação?
Falta de planejamento antes de escrever
Um bom texto é o resultado de um bom planejamento e rascunho.
Sendo assim, um texto sem um rascunho claro ou um esquema organizado do que será abordado, o resultado pode ser uma redação desorganizada e confusa.
Por isso, é preciso dedicar tempo para estruturar o conteúdo antes de começar a escrever, envolvendo não apenas definir a introdução, os pontos principais do desenvolvimento e a conclusão, mas também pensar na sequência lógica das ideias e como elas se conectam para formar um argumento coerente.
Dessa maneira, um bom texto é o resultado de um bom planejamento e rascunho, já que isso não apenas ajuda a organizar os pensamentos, mas também facilita o processo de escrita, tornando mais claro para o autor como cada parte do texto se encaixa e contribui para a mensagem geral.
Não entender o tema proposto
Fugir do tema proposto é um dos erros mais comuns entre candidatos, e mesmo que a redação esteja bem estruturada e com bons argumentos, dependendo do vestibular, o candidato pode ter a prova zerada.
Diferentemente do ENEM, o tema de redação da UERJ é elaborada a partir da leitura de um romance, o qual é exigido antes do vestibular, ou seja, o candidato não é pego de surpresa, como acontece no ENEM.
Na redação da UERJ o candidato precisará desenvolver a discussão de uma determinada questão polêmica levantada pelo romance, deixando claro que se aceita qualquer opinião do candidato a respeito do tema, desde que apoiada em argumentos válidos.
No caso do ENEM, o tema de redação só é revelado no dia da prova e o candidato tem apenas os textos da coletânea como referência para elaborar o texto e desenvolver os argumentos.
Análise cuidadosa do tema
Para evitar esse erro, é essencial fazer uma análise cuidadosa do tema antes de começar a escrever a redação.
Muitos vestibulares costumam trazer uma coletânea de textos de referência, onde o candidato precisa fazer uma leitura atenta de cada texto e extrair as ideias principais de cada um deles.
Além disso, alguns vestibulares também exigem que o candidato extraia alguns argumentos da coletânea para compor o texto, por isso, é extremamente importante que haja essa leitura prévia antes mesmo de começar o rascunho.
Por último, é importante lembrar que embora haja textos de referência na prova, não é permitido copiar trechos na íntegra, ou seja, o candidato precisa ler, interpretar e escrever os argumentos usando as suas próprias palavras e reflexões.
Dicas para compreender o tema redação UERJ
Para quem está se preparando para a redação da UERJ, por exemplo, é importante praticar com temas anteriores e estudar os critérios de avaliação.
A UERJ se destaca por valorizar a capacidade de argumentação sólida e pela clareza na exposição das ideias. Portanto, é essencial que o candidato se prepare adequadamente não apenas revisando temas de redações anteriores, mas também estudando como esses temas foram desenvolvidos e argumentados.
Uma estratégia eficaz é praticar com temas de redações anteriores, pois isso não apenas familiariza o candidato com os tipos de questões que podem ser abordadas, mas também permite que ele refine suas habilidades de argumentação e estruturação de texto.
É por isso que é uma excelente sugestão estudar com plataformas on-line que usam a IA para montar um plano de estudos personalizado e até realizam a correção de redação.
A correção de redações com IA é extremamente eficiente, já que ela garante um feedback imediato para o aluno e apresenta detalhadamente quais são os pontos de atenção e erros mais frequentes que o aluno está cometendo.
Introdução fraca ou pouco envolvente
A introdução é a porta de entrada para a sua redação.
Uma introdução fraca pode desmotivar o leitor e prejudicar a avaliação do texto. Além disso, demostra que o candidato não possui conhecimentos sólidos sobre os recursos textuais e sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Por fim, uma introdução “pobre” também revela que o candidato tem muita dificuldade de relacionar os eventos atuais, bem como refletir criticamente sobre os problemas no país e no mundo.
Desenvolvimento com argumentos fracos
O desenvolvimento é a parte mais importante da redação.
É nesse momento que o candidato tem a oportunidade de explorar e argumentar suas ideias para sustentar seu ponto de vista de maneira convincente. Este momento não apenas demonstra o conhecimento do candidato sobre o tema abordado, mas também sua capacidade de aplicar um pensamento crítico e analítico.
Quando o candidato tem argumentos muito fracos ou mal formulados, isso revela que ele não tem um posicionamento claro sobre o problema apresentado, ou que tem um conhecimento mediano sobre o tema proposto.
Assim, para evitar esse problema, é fundamental que o candidato baseie seus argumentos em evidências concretas e exemplos relevantes, já que isso não apenas fortalece o argumento central da redação, mas também aumenta a persuasão e a clareza da mensagem transmitida.
Ao utilizar exemplos atualizados e dados verificáveis, o candidato não só reforça suas ideias, mas também demonstra um entendimento profundo e uma conexão direta entre a teoria discutida e a aplicação prática no contexto real.
Falta de coesão e coerência
Dentre todos os erros cometidos pelos candidatos, esse, sem dúvidas, é um dos mais graves, já que o domínio da norma culta padrão da língua portuguesa é um dos critérios mais importantes.
O candidato que não sabe escrever corretamente, não consegue ter coerência e coesão, será dificilmente entendido. Além disso, é bem provável que o texto não tenha fluidez textual, e muito menos ligação entre as ideias.
Dessa maneira, para garantir coesão e coerência, é preciso usar corretamente os conectivos, palavras de transição, pontuação e paragrafação.
Conclusão vaga ou incompleta
A conclusão é a oportunidade de fechar a redação de forma impactante, reforçando os pontos principais discutidos na dissertação.
Na redação do ENEM, por exemplo, é importante apresentar a proposta de intervenção dos direitos humanos, ou seja, uma solução lógica para o problema discutido pensando nos direitos humanos.
A proposta de intervenção dos direitos humanos vale 200 pontos na redação do ENEM, ou seja, a conclusão da dissertação não pode ser levada de qualquer maneira, ela precisa ser pensada, trabalhada e bem estruturada para o candidato conseguir ter uma boa pontuação.
No tema de redação da UERJ, ele retirado de um livro e o candidato precisa desenvolver argumentos sólidos ao longo do texto para responder à pergunta central proposta na redação.
Na conclusão, o candidato precisa focar em uma solução específica para o problema, mas não necessariamente ela precisa estar ligada aos direitos humanos, ou seja, o candidato tem um pouco mais de liberdade criativa com o tema de redação da UERJ do que no ENEM.
Erros gramaticais e ortográficos
Você sabe usar o novo acordo ortográfico?
Depois da última reforma ortográfica, algumas palavras perderam o acento, outras não são mais escritas com hífen e outras passaram a ser escritas juntas por justaposição.
Sendo assim, uma excelente maneira de se preparar para o tema de redação UERJ e para o ENEM é estudar bastante essas mudanças do novo acordo ortográfico e ser um leitor assíduo, porque esse hábito ajudará a fixar as novas regras gramaticais.
Por fim, lembre-se de que os erros gramaticais e ortográficos podem prejudicar seriamente a avaliação do texto, por isso, sempre revise o seu texto mais de uma vez antes de entregar.
Não revisar o texto final
Esse, sem dúvidas, é um pecado mortal!
A revisão não deve ser vista como uma etapa secundária, mas sim como uma parte essencial do processo de escrita, porque é durante essa fase que se tem a oportunidade de corrigir erros gramaticais, ortográficos e de pontuação.
Além disso, a revisão permite ajustar a estrutura da redação para garantir uma fluidez lógica e coesa, assegurando que cada parte do texto contribua para o argumento central.
Por isso, é importante separar um tempo para fazer a revisão final do texto, garantindo que todas as ideias estejam claramente expressas e atendam aos critérios de avaliação estabelecidos.
É durante essa fase que o candidato pode aprimorar a clareza e a concisão do texto, eliminando as redundâncias e refinando a argumentação apresentada. Além disso, a revisão proporciona uma oportunidade para avaliar a consistência do estilo de escrita e para verificar se o tom do texto é apropriado para o público-alvo.
Portanto, subestimar a importância da revisão pode comprometer todo o trabalho investido na elaboração da redação, impactando negativamente a impressão final deixada pelos avaliadores.
Dicas para uma revisão eficaz
Primeiramente, é recomendável fazer uma pausa antes de iniciar a revisão, ou seja, uma sugestão que costuma funcionar bem é fazer a redação primeiro, pelo menos o rascunho, depois responder às questões da prova e no final, reler o texto e escrever a versão final.
Esse tempo é o suficiente para o cérebro se desconectar um pouco do texto para conseguir enxergar os erros e problemas na redação antes de entregar.
Além disso, ler o texto mais de uma vez, soletrando as palavras, é uma ótima sugestão para detectar erros que podem passar despercebidos durante a leitura silenciosa, principalmente os ortográficos e de pontuação.
Portanto, evitar esses oito erros comuns na redação pode fazer uma diferença significativa na qualidade do seu texto. Assim, se prepare bem, leia a proposta de redação com atenção e revise o seu texto mais de uma vez.
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